Quando comecei a ministrar aulas de hidroginástica há mais de dez anos atrás, percebi que muitos dos alunos não sabiam nadar e por conta dessa realidade ficavam com um certo receio de executar alguns exercícios com medo de perder o equilíbrio e se afogar. Dependo do grupo e do objetivo da aula isso não era bom, pois a intensidade dos exercícios não atingia o objetivo desejado.
Bom, por conta dessa dificuldade de alguns alunos , comecei a pensar se não seria interessante introduzir na aula de hidroginástica os fundamentos básico da natação, como pernada com a pranchinha, braçadas e até mesmos os exercícios de respiração. Até porque, esse último ajudaria não só aos que não sabem nadar, mas aqueles que por algum motivo desenvolveram trauma, aversão ao meio líquido durante a vida.
Bom vou contar como foi que tomei a decisão de introduzir os fundamentos da natação nas minhas aulas de hidroginástica. Há alguns anos atrás estava eu dando minha aula de hidro num clima de descontração e animação, num dado momento , ao pedir para fazer um determinado exercício uma das alunas perdeu o equilíbrio e foi caindo para o lado sem conseguir restabilizar o movimento, ou seja , começou a se afogar. Tive que me mergulhar para ajudá-la . Tadinha , ela levou um baita susto que a deixou envergonhada e com medo de executar os exercícios com mais energia devido ao medo de se afogar novamente. A partir daí, comecei a introduzir os fundamentos.
Hoje noto que minha alunas executam os exercícios com muito mais vigor e despreocupadas, pois sabem que estão adaptadas ao meio líquido e em condições de nadar com tranquilidade e alegria.
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